Cabeçalho: Com a qualidade incorporada, o apoio local acrescenta a crosta superior

Facebook
LinkedIn
Twitter

A perfeição das embalagens de pão é impulsionada pela tecnologia e pelo apoio local de alto nível

Aqualidade de construção das máquinas e a experiência de domínio italiano, juntamente com a instalação e o apoio altamente localizados, provaram ser fundamentais para o sucesso de uma nova solução de embalagem, numa empresa líder de produtos de pastelaria na América do Sul.

A nova solução de embalagem para a marca Visconti do cliente utiliza três das populares empacotadoras de caixas envolventes FW748 do Grupo Cama, para embalar pão fatiado, ensacado – em grupos de 8 ou 10 – em caixas prontas para a prateleira, todas elas instaladas e apoiadas pelo especialista local em maquinaria de embalagem Carlos A. Wanderley e Filhos.

A Carlos A. Wanderley e Filhos é especialista na área de máquinas de envase, embalagem e processamento, representando importantes fabricantes internacionais com ampla experiência em diversos segmentos industriais.

Atendendo ao mercado brasileiro desde 1968, a empresa tem como foco principal e responsabilidade como representante acrescentar valor aos negócios de seus clientes, procurando construir parcerias de longo prazo e fornecendo equipamentos confiáveis, de alta qualidade e elevado desempenho.

Essa combinação de serviços e recursos oferece aos clientes da região da América do Sul a equação perfeita de maquinaria e tecnologia de alta qualidade e comprovadas pelo setor, além do apoio da assistência local imediata, que reduz os prazos, os custos de deslocação e o tempo de inatividade.

Durante a operação, o pão embalado é alimentado na área de embalagem secundária num dos três transportadores de alimentação. Os produtos são divididos em fases e espaçados usando transportadores acelerados antes de serem carregados, em pares, numa pista vertical em movimento intermitente.

Quando é atingida uma contagem predefinida, os empurradores transferem os produtos agrupados para caixas pré-montadas antes que as abas das caixas sejam dobradas e coladas, as caixas completas são transportadas para a saída da máquina.

“Trabalhamos com a Visconti e a sua matriz há mais de 10 anos”, explica Oscar Hidalgo, gerente de área do Cama Group, ”mas nunca consideramos esse tipo de relacionamento algo garantido. Cada pedido é tratado como se fosse o primeiro e temos que impressioná- -los de verdade. No entanto, temos a vantagem de já termos um histórico, eles já viram nosso equipamento em funcionamento e temos um forte relacionamento com nosso agente local.”

O design e a tecnologia das máquinas também desempenham um papel fundamental. A série FW faz parte da Breakthrough Generation (BTG) da Cama, que oferece recursos operacionais e de design que estão definindo o padrão em embalagens secundárias.

As suas estruturas modulares, escalonáveis e higienicamente projetadas abrigam soluções de automação contemporâneas – incluindo tecnologia servo linear e rotativa avançada – que podem ser fortemente acopladas à robótica desenvolvida internamente, para oferecer a flexibilidade e a adaptabilidade importantes exigidas pelas operações modernas de embalagem.

A linha de máquinas também é baseada numa plataforma digital que oferece suporte a todos os recursos do setor 4.0, incluindo AR, VR e testes virtuais, formação e operação.

“As máquinas dessa aplicação complementam outras três que foram instaladas no início deste ano”, explica Hidalgo, ”juntamente com uma série de outras máquinas da Cama. Operando a uma velocidade de 135 produtos por minuto, eles bem de acordo com os recursos da Série FW.

De facto, podem operar muito mais rápido, o que o cliente deseja, com a tranquilidade de saber que as máquinas serão capazes de se adaptar a qualquer aumento de produtividade futuro, proporcionado por máquinas adicionais ou processos downstream melhorados.

“Embora o custo da mão de obra seja altamente competitivo na região, muitas empresas estão procurando automatizar as soluções de fim de linha”, explica Hidalgo. “O raciocínio é simples: querem utilizar os funcionários em funções que melhor aproveitem as suas competências e, ao mesmo tempo, procuram níveis mais altos de repetibilidade e consistência, algo que não pode ser garantido com uma pool de mão de obra flutuante.

“A combinação de mão de obra/máquina é, na verdade, fortalecida com as nossas tecnologias”, conclui Hidalgo, ”pois a sua arquitetura completa do sector 4.0 significa que os clientes podem implementar uma gama completa de ferramentas de AR e VR que acrescentam valor e profundidade significativos às interações do operador, tornando-as mais rápidas, mais eficientes e mais precisas.”

Embora seja um aplicativo relativamente simples, que utiliza máquinas de velocidade média, essa implantação é uma ilustração gráfica da importância de outro elemento de qualquer projeto: a assistência! Seja local (como neste caso) ou remotamente, a Cama nunca vê a fatura como o fim da relação.

A assistência e a consultoria durante todo o tempo em que a máquina estiver em funcionamento são uma parte essencial do mix e um dos motivos pelos quais o Grupo Cama tem um sucesso significativo em todo o mundo.

www.camagroup.com

Stay Connected

More Updates