Um inovador processo de salga direcionada INOX MECCANICA

Facebook
LinkedIn
Twitter

A Inox Meccanica fornece, há 35 anos, serviços completos de tecnologia inovadora para máquinas industriais automáticas para o processamento das carnes.  

O portfólio de produtos é muito amplo e vai desde máquinas para a prensagem, a enformação e o ensacamento automático do produto em rede e tripa, até chegar a uma série de máquinas pensadas para a lavagem industrial e passando obviamente também por máquinas destinadas propositadamente à salga das carnes.  

A tecnologia aplicada a estes sistemas é fruto de estudos e experiências contínuas que o departamento de I&D da Inox Meccanica implementou nos últimos 15 anos. 

O processo de salga em batedeira pensado pelos nossos engenheiros traduz-se na passagem de um sistema estático a um sistema dinâmico que permite encurtar de forma drástica os tempos de trabalho, obter um produto com uma elevada homogeneidade de salga, não contaminado e, sobretudo, de alta qualidade, independentemente de ser desenvolvido através de um processo industrial.  

O ciclo automático de salga da Inox Meccanica é composto por uma série de ações tecnológicas a que o produto é submetido. Para cada ação tecnológica diferente, a nossa batedeira prepara-se automaticamente para realizar tal ação. A ordem e a duração destas ações são fruto da experiência efetuada no nosso laboratório tecnológico.  

Uma das mais-valias da nossa tecnologia é representada pelo processo de salga mediante extração osmótica. A absorção do sal por parte da carne leva à saída de água (rica em sais e ingredientes) que, beneficiando da rotação e do movimento basculante da máquina, permite homogeneizar o sal e os outros ingredientes no produto. 

Uma vez que a concentração de sal na água, acumulada no interior do barril, tenha atingido uma percentagem de cerca de 10%, um sistema automático patenteado descarrega a água. Esta fase efetua-se durante as primeiras 12 horas do processo.  

Não se pode não dedicar um parêntesis à novidade produtiva conferida pelo sistema de fumeiro patenteado. As quentes notas amadeiradas são conferidas por produtos tanto curados como cozidos, diretamente para o interior da nossa Batedeira.  

A fim de o obter, o departamento de I&D otimizou um processo que recorre a um gerador por fricção que, produzindo o fumo a baixa temperatura devidamente alternado em fases de vácuo, impregna com uma velocidade maior o produto. O binómio é programável e repetível até ao atingimento do grau desejado de defumação.  

Esta inovação tecnológica permite obter-se várias vantagens porque é possível fumar o produto em tempos muito reduzidos diante de uma menor diminuição do peso, são quase nulos os riscos de incêndio, há um consumo de madeira reduzido e o produto assume um sabor muito delicado, sobressaindo muito mais o aroma da essência da madeira.  

Com a nossa tecnologia procuramos ajudar os nossos clientes a atingirem rendimentos mais elevados, maior eficiência nos processos e, sobretudo, produtos com um elevado grau de qualidade. 

www.inoxmeccanica.it

Stay Connected

More Updates